segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Espírito Halloween Já Começou!

Após descobrirmos o porquê do Halloween... Não é fácil contar sobre o surgimento desta época festiva visto ter mais do que uma história e depende como foi tratada quer pelos ingleses, quer pelos americanos.

A religião ficou fortemente ligada ao surgimento do Halloween, não só pela forte influência das bruxas, como também pela ligação do culto às pessoas já falecidas.

As figuras como Vampiros, frankenstine e outros, já sabemos que teve a influência dos americanos que criaram certas personagens para dar mais ênfase ao conhecido Dia das Bruxas.

 
 
"Abóboras, gatos e fogueiras


A mais famosa referência do Halloween é a abóbora oca, com orifícios cavados e a aparência demoníaca, denominada Jack-o-Lantern. A sua origem está presente no folclore irlandês. Segundo a lenda, um homem chamado Jack, notóri, que bebia muito e era um ladrão, esculpiu uma cruz no tronco de uma árvore, prendendo o diabo em cima dela.
Assim, Jack assinou um acordo com o Diabo: se ele nunca o atormentasse, Jack apagaria a cruz do tronco e o deixaria descer da árvore.

Depois que Jack morreu, a  sua entrada no Céu foi recusada devido ao seu pacto com o Diabo.
No inferno, também não foi aceite devido às suas trapaças. Porém, o Diabo concedeu a Jack uma única vela para iluminar os seus caminhos.  A sua chama teria que ser preservada eternamente, então Jack colocou-a dentro de um nabo oco, e esculpiu alguns furos para dar passagem à luz emitida pela chama.

Portanto, originalmente as Lanternas de Jack eram feitas com nabos. Mas quando os imigrantes irlandeses aportaram nos Estados Unidos em 1840, encontraram as abóboras que são muito mais adequadas. Desta forma, a abóbora tornou-se o principal símbolo contemporâneo do Halloween.

Os outros símbolos também tiveram origem na tradição celta, principalmente nas crenças dos sacerdotes druidas. Por exemplo, o período da lua cheia era considerado favorável para a realização de determinados rituais.

Para os druidas o gato era um animal místico. Acreditava-se que as feiticeiras maléficas poderiam transferir a alma para dentro dos gatos. Assim, muitos felinos eram sacrificados quando haviam a suspeita de serem "feiticeiras camufladas". 

O morcego também adquiriu a reputação de possuir forças ocultas, pela sua habilidade de perseguir as suas presas no escuro. O mamífero também mantinha as características dos pássaros (no ocultismo, símbolo da alma) e dos demônios (por ser noturno). Na Idade Média, acreditava-se que demónios transformavam-se em morcegos.

Máscaras e fantasias eram utilizadas para afugentar entidades malfeitoras. Além de alterar a personalidade do usuário, possuíam a propriedade de conectá-lo aos mundos espirituais.
 
As cores mais comuns no Halloween são o laranja e preto."
 

Aqui fica o Atelier da escrita e o início da nossa decoração... 
 
 

1 comentário: